|
Magritte
ROBERTA SUDBRACK
TASCHEN
Sob encomenda
|
A obra de René Magritte (1898-1967), tal como o pensamento que a influenciou, representam na história da arte moderna e na da pintura surrealista um caso especial.
Ao procurar o mistérios que envolve as coisas e os seres, Magritte concebeu quadros que partindo da realidade quotidiana, deveriam ter uma logica dife: rente da habitual. Magritte representa o mundo do real e do imaginário com uma superficialidade misteriosa, que impõe ao observador a reflexão de que é através da lógica dos seus pensamentos e das suas associações e não da transfiguração sentimen. tal que surge o misterioso. Magritte cria também uma linguagem pictural, que não podemos ignorar e que permite aprofundar a compreensão habitual do quadro Neste volume, Jacques Meuris analisa o desenvolvi. mento artistico de Magritte, desde os primórdios até à conclusão da sua obra, sublinhando sempre a originalidade deste grande pintor belga.
Jacques Meuris (nascido em 1923, em Liège) foi fotógrafo e crítico de arte, escreveu numerosos livros, colaborou em catálogos e comentários sobre arte moderna, literatura e fotografia. Professor reformado da Ecole Supérieure des Arts Visuels (La Cambre, Bruxelas), é membro da Libre Acad é mie de Belgique, e faz parte da direcção da Associa tion Internationale des Critiques dArt (AICA).
|
|
|