|
Narrativas literárias na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental - 336 páginas
LARA REYES
GLOBAL EDITORA
Sob encomenda
|
Com uma abordagem clara e concisa, a obra Narrativas literárias na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental destaca o que um plano de educação de leitores para a primeira infância deve privilegiar. O livro sugere um vasto número de atividades de aprendizagem que podem ser facilmente implementadas nas salas de aula da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de oferecer suporte teórico e prático para futuros professores em formação universitária.
A obr a é um recurso essencial para educadores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais da área, e busca promover o desenvolvimento artístico, emocional e lúdico das crianças por meio da literatura. Ao estimular a imaginação e a reflexão crítica d esde cedo, os livros contribuem para a formação integral dos pequenos leitores.
Escrito por Teresa Colomer, Mireia Manresa, Lucas Ramada Prieto e Lara Reyes López, o trabalho oferece uma visão aprofundada e inovadora sobre a relevância das narrativa s literárias no desenvolvimento dos alunos. O livro é fruto de mais de uma década de pesquisa e prática desenvolvidas pelo Gretel (Grupo de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil e Educação Literária da Universidade Autônoma de Barcelona), coo rdenado pela professora Colomer. A experiência acumulada na formação contínua de professores e na atuação em escolas e institutos públicos é apresentada em dez capítulos que abordam desde a familiarização inicial com os livros até a compreensão mais complexa das obras literárias.
Narrativas literárias na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental explora a narração de histórias para crianças em seus diversos meios – oral, impresso e digital – e levanta uma questão crucial: o qu e queremos que elas aprendam com a leitura de histórias durante os anos iniciais da educação básica? O título se apresenta como um guia vital para a composição de uma biblioteca infantil escolar, oferecendo propostas de atividades que estimulam a ref lexão sobre a educação literária, o uso de imagens e a exemplificação através de livros infantis e interações com os estudantes.
A Global Educação, selo responsável pela publicação, tem como missão propiciar um diálogo próximo com escolas, educadore s e demais profissionais da área. Publicando autores especialistas e pensadores de referência, o selo busca contribuir para a formação do educador de forma ampla, oferecendo subsídios que possam embasar tanto a prática em sala de aula quanto discussõ
|
|
|