|
Um lugar todinho meu - 160 páginas
JOYCE PASCOWITCH
A PAGINA
Estoque: 8
|
Quem vê Roberta Miranda com mais de 30 anos de uma carreira bem sucedida, não faz ideia de tudo por que ela passou para chegar ao topo. Ser coroada rainha em vida – não por políticos ou através de guerras, mas pelo público –, é um privilégio conquist ado depois de muita provação. Se hoje a contemplamos em shows lotados, fazendo stories engraçados com pouca roupa ou mesmo vendo seu nome em letras gigantes na Times Square, a verdade é que esse foi um percurso construído à custa de muito “não”.
For am noites dormindo na rua, dias sem saber quando seria a próxima refeição, traição de quem deveria protegê-la e toda a sorte de obstáculos de um mercado machista e cheio de armadilhas. Mas, ao invés de trilhar um caminho desonesto ou passar o resto d os seus dias tramando vingança contra todos os que lhe puxaram o tapete ao longo da vida, ela deu a volta por cima, sem abandonar sua essência ou sacrificar seus valores, realizando seu sonho com talento, perseverança e muita generosidade numa estrad a longa e difícil, que será detalhada nesta autobiografia.
Pela primeira vez, a Rainha do sertanejo vai contar sua trajetória inspiradora, da menina pobre da periferia de João Pessoa, – que migrou com a família para São Paulo e teve que brigar com t udo e todos para ter a chance de perseguir seu sonho de cantar –, até chegar ao topo. Uma jovem que saiu de casa no início da adolescência, dormiu na rua, enfrentou fome, violência e traição até conquistar sua chance nos palcos. Mesmo famosa, teve qu e brigar para se firmar no sertanejo, um ambiente de duplas masculinas, e nada favorável a uma nordestina arretada que não aceitava abrir mão da sua independência.
No livro, Roberta recupera memórias dolorosas, abafadas por anos de terapia, que ela nunca revelou publicamente. Mais focada na sua luta pessoal do que na trajetória artística, ela quer mostrar a outras mulheres que sofrem de abuso, violência, pobreza e falta de perspectiva, que é possível romper as barreiras e ir longe. Depois de in spirar, segundo depoimento das próprias, grandes nomes da música, ela quer falar com outras Marias, que, como ela, precisam se virar sozinhas num país em que duas mulheres são estupradas por minuto, todo dia.
Após um prólogo, em que conta como foi q ue descobriu, na garagem dos fundos da gravadora, que tinha passados das 500 mil cópias vendidas de seu primeiro LP, a Rainha repassa os momentos mais desafiadores de sua vida, para mostrar como nenhum obstáculo é maior do que a força dessa guerreira
|
|
|