O Verso e a Cena

PADRE FÁBIO DE MELO
Globinho



Estoque: 44

Fruto, de viagens, essa colecao de imagens se divide em alguns grupos tematicos evidentes, como a orla maritima pedregosa, flores, a paisagem humana e vegetais ressecados. Falando do conjunto, surpreendente a completa falta de exotismo do o lhar do fotografo. Com excecao das faces humanas, obviamente africanas, mas ainda assim tomadas em sua humanidade de modo a eliminar ou transcender seu contexto cultural, a paisagem fisica evita inteiramente os cliches. Nao ha fotos de anim ais selvagens, tampouco de vastas amplidoes vegetais. Em vez disso, o olhar se concentra, por exemplo, nas bordas do continente, fazendo um belo uso do contraste entre a pedra e a agua.Se nao ha, nessas imagens da orla pedregosa, nada de ev identemente africano, ha muito de evidentemente belo. O enquadramento preciso e o controle da gama de cores, entre o cinza, o chumbo, o azul e o verde, aliados a grande luminosidade, dao a esses registros fisicos uma dimensao estetica que, nao por acaso, e a busca consciente do fotografo, explicitada em varios versos do livro (Em memoria da beleza que nasceu, cresceu, morreu, mas ninguem viu).A beleza, aqui, nao e porem encontrada apenas onde se espera encontra-la, como no ma r turquesa ou em flores carregadas de cores. Talvez a serie mais interessante do livro seja a central, em que o olhar do fotografo se concentra, em mais de um sentido, em vegetais ressequidos, como troncos mortos, palha e folhas secas. A ga ma, agora, e toda do marrom e do cinza. O enquadramento e a composicao, por outro lado, abandonam todo naturalismo e assumem um angulo nitidamente abstratizante, por vezes geometrico, feito de linhas paralelas ou longas e suaves curvas. Por um lado, os vegetais ressecados tem algo da permanencia mineral. Por outro, sua propria forma os abstratiza em geometria, que a fotografia, por sua vez, perpetua.
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